SAFT-PT
Standard Audit File for Tax Purposes - Portuguese version

As empresas que utilizem sistemas de processamento electrónico de dados para registo de movimentos comerciais e contabilisticos são obrigados como publicado na portaria 321-A/2007 de Março 2007, a fornecer elementos proveninetes da sua actividade por meio de ficheiro normalizado para analise pelos serviços de inspecção.

Devido à grande diversidade de sistemas implementados este ficheiro normalizado, segundo as normas Europeias, permite um acesso fácil aos serviços de inspecção, não sendo obrigatório nenhuma especialização sobre as diversas aplicações disponíveis no mercado por parte dos agentes fiscalizadores.

Será implementado por fases e começando pelas aplicações de facturação e contabilidade é obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2008. Como tal todos os movimentos gerados por estas aplicações terão de ser exportados para este ficheiro, mas só os movimentos a partir de 2008.

A Datalider disponibilizará todas as suas aplicações comerciais com esta nova opção a partir de Janeiro de 2008.

A sua implementação será transparente, pelo que o utilizador não terá nenhuma sobrecarga de trabalho nem qualquer transtorno. As versões com esta nova opção serão devidamente documentadas para que a sua parametração seja muito fácil.

Endereço de descarga do ficheiro fornecido pelo Ministério das Finanças com as perguntas mais frequentes e que podem ajudar a entender o porquê desta nova lei comunitártia.